4400 Satélites Serão Colocados No Espaço Para Cobrir O Mundo Com Internet

4400 Satélites Serão Colocados No Espaço Para Cobrir O Mundo Com Internet

Por Edezio Silva  

Cobertura de Internet Em Todo O Planeta

Não haverá nenhum lugar na Terra onde não seja possível se conectar com a internet é o que pretende o bilionário Elon Musk da Tesla Motors.

A Space X, também propriedade de Musk, solicitou ao governo americano autorização para operar uma rede de 4.425 satélites que proverá o mundo com internet rápida.

Inicialmente, deverão ser lançados 800 satélites para suprir os EUA, Porto Rico e Ilhas Virgens com uma matriz digital em órbita. A ideia é oferecer uma ampla gama de serviços de banda larga e comunicações para usuários residenciais, comerciais, institucionais, governamentais e profissionais em todo o mundo.

Pesando cerca de 386 kg, cada satélite da SpaceX deverá ter as dimensões de 4m x 1,81m x 1,20m e ficarão em órbita acerca de 1.200 m da Terra, portanto no final da troposfera e início da estratosfera.

Outras empresas como OneWeb e Boeing já desenvolvem uma rede orbital de satélites para prover internet de banda larga como alternativa aos atuais sistemas via cabo de rede e óptico.

Projeto da Google Lança Balões Na Estratosfera

De acordo com o Google, mais da metade da população mundial ainda está sem acesso à Internet.

O Projeto Loon do Google seria uma rede de balões que viajariam na borda do espaço, com o objetivo de estender a conectividade à Internet para pessoas em áreas rurais e remotas em todo o planeta.

Essa rede de balões em altas altitudes ofereceria ao mundo um sistema semelhante ao pretendido por Elon Musk.

Drones Trafegarão Pelo Espaço Aéreo Pela Internet

O projeto da equipe de Mark Zuckerberg do Facebook é utilizar drones para prover um sistema de internet rápida similar ao do Google.

De acordo com informações do próprio Facebook a ideia de utilizar drones voando acima das rotas existentes de aviões comerciais é mais viável do que espalhar torres pelo mundo.

O plano da empresa é levar a internet para todos os 7 bilhões de pessoas na Terra, independentemente de sua renda ou onde vivem, e, desta forma, tirar milhões de pessoas da pobreza levando educação e oportunidades via rede.

Testes feitos em junho de 2016 com o drone denominado Aquila foram bem sucedidos, de acordo com o que disse a gigantesca rede social. Porém determinadas agências de notícia informaram que, no momento do pouso, houve um acidente com o drone, com severos prejuízos materiais.

O Facebook anunciou ter ficado satisfeito com os testes realizados, pois foi capaz de verificar o desempenho de componentes, incluindo aerodinâmica e baterias. O drone, feito em fibra de carbono, pesa cerca de 400 kg e consome 2000 W de potência, o equivalente a, aproximadamente, 3 secadores de cabelo de uso não profissional.

O sistema de comunicação a laser pode entregar dados 10 vezes mais rápido do que o padrão atual.

Briga de Bilionários

Em setembro último, um foguete da SpaceX explodiu em uma plataforma de lançamento na Flórida, destruindo o satélite Amos 6 do Facebook destinado a expandir o acesso à Internet na África e oriente médio. À época Zuckerberg declarou estar “profundamente desapontado” pelo ocorrido pois esperava proporcionar internet rápida a pelo menos 14 países com o satélite em órbita.

“Felizmente, temos desenvolvido outras tecnologias como o Aquila que vai interligar as pessoas, também. Continuamos comprometidos com nossa missão de conectar a todos e continuaremos trabalhando até que todos tenham as oportunidades que esse satélite proporcionaria" disse o presidente do Facebook.

Após as declarações do CEO do Facebook, Elon Musk da SpaceX comunicou que as causas do acidente, ainda, eram desconhecidas e que, portanto, não seria conveniente apontar culpados àquele momento.

Fontes:

https://www.theguardian.com/technology/2016/nov/17/elon-musk-satellites-internet-spacex https://x.company/intl/pt-BR_br/loon/ http://www.theverge.com/a/mark-zuckerberg-future-of-facebook/aquila-drone-internet https://www.facebook.com/verge/videos/1144283525607989/ https://techcrunch.com/2016/12/19/facebook-will-launch-the-first-preview-of-react-vr-later-this-week/ https://code.facebook.com/posts/1058188987642144/facebook-open-source-2016-year-in-review/