Caminhões Flex Já Rodam Na Primeira Rodovia Elétrica Do Mundo

Caminhões Flex Já Rodam Na Primeira Rodovia Elétrica Do Mundo

Por Edezio Silva  

Rodovia Elétrica (eHighway)

 

Caminhões flex já rodam com eletricidade em uma rodovia pública equipada com fornecimento de energia elétrica ao norte de Estocolmo, Suécia.

O eHighway abriu em junho de 2016 e conta com dois quilômetros de um sistema denominado catenária. Essa tal catenária compreende um sistema de cabos elétricos suspensos por estruturas metálicas e postes ao longo da rodovia.

Os caminhões da Scania adaptados em colaboração com a Siemens, possuem um sistema de coleta de energia similar aos utilizados em metrôs e VLT´s. Esses coletores, também chamados de pantógrafos, ao serem estendidos, entram em contato direto com a rede elétrica (sistema em catenária) e passam a suprir o motor dos caminhões com a necessária energia para se locomover.

A ideia é utilizar os caminhões adaptados na eHighway como alternativa ao transporte ferroviário com um serviço confiável e com mínimo impacto ambiental. A Siemens explica em seu site que o eHighway é duas vezes mais eficiente que os tradicionais motores à combustão. O consumo de energia é cortado pela metade, mas também a poluição do ar local é reduzida.

 

O futuro da eHighway

 

Durante os próximos dois anos, a Administração de Transporte da Suécia quer informações sobre se é possível expandir esse sistema para todo o país. Esse projeto faz parte de sua estratégia de proteção climática, a Suécia comprometeu-se a ter um setor de transporte independente de combustíveis fósseis até 2030.

Sistema Híbrido

 

O eHighway transforma o futuro do transporte de cargas por eletricidade em realidade. O conceito de eletrificação do tráfego rodoviário de mercadorias tem três componentes principais:

-Tecnologia híbrida diesel-elétrica:

A qualquer momento o caminhão pode deixar o sistema elétrico e passar a trafegar utilizando diesel porque não existe uma conexão física rígida entre os dois. O coletor de energia (pantógrafo) montado no bastidor do caminhão, atrás de sua cabine, desliza sobre a superfície da rede elétrica. Uma vez que não existe bloqueio físico entre o veículo e a linha elétrica, o veículo industrial está livre para entrar e sair da via conforme necessário.

-Alimentação através de linhas de catenária e frenagem regenerativa:

A energia cinética, ou de movimento, do veículo, anteriormente perdida em forma de calor durante o processo de frenagem é, parcialmente, transformada em energia elétrica para a recarga da bateria do próprio veículo. Isso é o que se chama de frenagem regenerativa.

-Pantógrafo inteligentemente controlável para transmissão de energia.

Em condições normais de funcionamento, os eHighway (HGVs) extraem energia elétrica de um sistema a catenária utilizando um pantógrafo adaptável para estabelecer contato com o cabo aéreo. Onde quer que não haja linha aérea, o eHighway (HGVs), automaticamente, muda para diesel. Isso significa que esses caminhões podem ser utilizados como os convencionais.

O design do sistema Siemens / Scania permite que os caminhões mantenham velocidades de até 90 km / h.

Os sistemas híbridos serão críticos quando houver a passagem definitiva de combustível fóssil para caminhões elétricos.

 

Mais vantagens

 

Além da eficiência no uso da fonte de energia para propulsão, a Siemens enumera outras vantagens em relação ao sistema convencional que utiliza somente diesel, sendo:

Fácil de instalar:

O sistema pode ser perfeitamente integrado à infraestrutura existente.

Respeito ao meio ambiente:

Nenhuma emissão de CO2, óxidos de nitrogênio, fuligem. Quando os caminhões são conectados às linhas elétricas, seus motores à combustão interna são desligados, eliminando emissões de gases poluentes pelo escapamento. Dado que grande parte da energia elétrica da Suécia é gerada a partir de turbinas eólicas e painéis solares, o impacto ambiental da eHighway é mínimo.

Eficiente:

Os veículos podem trocar energia através do sistema em catenária;

Econômico:

Os motores elétricos são muito duráveis ​​e reduzem a dependência de combustíveis fósseis.

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Fontes:

https://www.siemens.com/press/IG2016060038MOEN https://www.engerati.com/article/sweden%E2%80%99s-ehighway-more-efficient-conventional-engines https://youtu.be/XiOuBrFC8NM http://www.siemens.com/press/en/feature/2015/mobility/2015-06-eHighway.php?content[]=MO