Foguete Reutilizado Lança Satélite No Espaço E Retorna Para A Terra

Foguete Reutilizado Lança Satélite No Espaço E Retorna Para A Terra

Um marco para a SpaceX e para a humanidade

Ontem, 30/Mar/2017 foi uma data memorável na história da conquista espacial, pelo menos foi o que comentou em seu Twitter o bilionário sul-africano Elon Musk. Realmente ele tem muitos motivos para comemorar, pois sua empresa SpaceX lançou e aterrissou um foguete usado pela primeira vez na história.

Essa foi uma conquista sobre a qual Musk vem falando há cerca de 15 anos. Enviar foguetes para o espaço, faze-los pousar suavemente em uma plataforma da própria empresa e depois preparar o mesmo foguete para uma próxima missão. Foi exatamente isso que aconteceu ontem com um dos Falcon9 da SpaceX.

A reutilização é o grande segredo

O foguete foi lançado de Cabo Canaveral na Flórida pela tarde levando consigo e colocando em órbita um satélite de comunicação, depois de cumprir sua missão no espaço retornou para a Terra onde pousou sobre a plataforma que flutua nas águas do oceano Atlântico.

Esse mesmo foguete já havia ido ao espaço em abril de 2016 em uma outra missão.

Durante um pronunciamento após o foguete ter sido lançado Elon Musk disse que se tratava de um marco promover um novo lançamento do foguete porque o motor de propulsão é, digamos, a peça mais cara de todo o artefato. Portanto, lançar e relançar foguetes com o mesmo “impulsionador” é uma enorme revolução.

Anteriormente todos os foguetes foram praticamente jogados fora o que, obviamente, representa um enorme desperdício de dinheiro.

Agora um foguete inteiro ser reutilizado significa uma evolução crítica no acesso ao espaço. Cada foguete pode custar cerca de 10 milhões de dólares, somente por aí o amigo leitor pode imaginar quanta grana poderá ser economizada.

A de ontem foi a décima quarta tentativa de lançamento e pouso de foguetes Falcon9, tendo sido a primeira com 100% de sucesso de um foguete já usado anteriormente em  uma outra missão.

Fontes:

http://www.theverge.com/tldr/2017/3/30/15132014/spacex-rocket-landing-attempt-history-watch-videos-explosions