A Inteligência Artificial Já Faz Arte Melhor Que A Maioria De Nós Seres Humanos

A Inteligência Artificial Já Faz Arte Melhor Que A Maioria De Nós Seres Humanos

Por Edezio Silva

Google Deep Dream é o nome do programa desenvolvido pela equipe de pesquisadores do Google capaz de digitalizar milhões de fotos, pixel por pixel, e depois identificar os objetos pertencentes às imagens.

Inicialmente a inteligência artificial aprendeu a distinguir sombras e cores dos objetos. Depois aprendeu a distinguir objetos pelas bordas dos mesmos. Com o tempo o programa conseguiu distinguir e catalogar, separadamente, todos os objetos digitalizados. Dessa forma o programa pôde compor painéis multicoloridos replicando os objetos com características semelhantes de tal forma a “criar” arte como nos desenhos apresentados.

Através do website AI Experiments o usuário tem acesso a diversos jogos que utilizam técnicas de aprendizado de máquina. Num deles, o Quick Draw, você desenha na prancha e a máquina tenta adivinhar o que você está desenhando. Em outro experimento, o Giorgio Cam, você pode deixar o computador fazer música, apenas fazendo a análise de uma imagem. Ele usa o reconhecimento de imagem para rotular o que vê, depois transforma esses rótulos em letras de uma música.

Com o Thing Translator você pode tirar fotos de um determinado objeto para que a máquina identifique e diga como se chama o tal objeto em várias línguas diferentes, entre elas o japonês e o chinês.

Fontes:

Artificial Intelligence Is Already A Better Artist Than You Are https://aiexperiments.withgoogle.com/