O Sistema Solar Acaba De Ficar Mais Estranho Diz Astrônoma

O Sistema Solar Acaba De Ficar Mais Estranho Diz Astrônoma

Por: Edezio Silva

“Segurem-se em suas poltronas, o sistema solar exterior acaba de ficar mais estranho” tuitou a astrônoma Michele Bannister da Queens University, de Belfast, Irlanda.

Um estranho objeto foi encontrado orbitando o sol, quase perpendicularmente aos planetas do sistema solar, logo após o planeta Netuno.

Niku, o nome do objeto encontrado pelos astrônomos usando o telescópio Panoramic Survey Telescope & Rapid Response System (Pan-STARRS) instalado em Haleakala, Mali, tem cerca de 200 quilômetros de diâmetro e sua órbita está confundindo os entendidos no assunto astronomia.

O que acontece é que, normalmente, os objetos e planetas do sistema solar orbitam o sol no sentido anti-horário, ou prograde. Niku, por sua vez, não se move de leste para oeste, mas para cima, num plano inclinado 110 graus acima do plano orbital dos outros planetas do sistema solar. Mas, o mais estranho, porém, é que Niku orbita em sentido horário em relação ao sol.

220px-retrogradeorbit Órbita Retrograde: o satélite (vermelho) orbita na direção oposta à rotação do corpo primário (azul/preto)

Michele Bannister explica que “o momento angular obriga que tudo tenha o mesmo sentido de giro” e faz uma comparação com o pião (brinquedo muito comum entre as crianças), que gira, integralmente, em um único sentido. Dois planetas no sistema solar, no entanto, da mesma forma que Niku, desafiam o sentido de rotação comum aos demais planetas. Supõe-se que Vênus e Urano foram atingidos por corpos celestes, o que alterou seu sentido de rotação. Uma colisão semelhante poderia ter alterado o sentido de rotação de Niku e fez com que o mesmo gire no sentido horário em relação ao sol, com uma inclinação de 110 graus em relação ao plano orbital.

Para que tudo fique mais emocionante em relação a Niku, os astrônomos adicionaram mais uma intrigante informação: ele não está sozinho. O estranho objeto faz parte de um grupo inteiro de corpos celestes orbitando o sol na mesma inclinação e com o mesmo sentido de rotação.

Gif animado: https://en.wikipedia.org/wiki/Retrograde_and_prograde_motion

Fontes:

https://futurism.com

https://www.engadget.com/2016/08/10/beyond-neptune-niku-discovery/  by Andrew Dalton